Ações do Sistema Faec - Semanário Informativo: 14/08 a 19/08/2006
 
FAEC realiza Assembléia Geral do seu Conselho de Representantes

No dia 04 de setembro próximo, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC estará promovendo, em sua sede, mais uma Assembléia Geral de seu Conselho de Representantes, formado pelos Presidentes dos Sindicatos Rurais filiados à Federação. Durante a reunião será cumprida uma grande pauta de trabalho, em que serão discorridos importantes assuntos de interesse do setor agropecuário cearense, tais como: Discussão das Leis nºs 11.322, de 13.07.06 e 11.326, de 24.07.06 que dispõem, respectivamente, da renegociação das dívidas rurais e da Formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, além da apreciação das MP’s nºs 293 (Centrais Sindicais); 294 (Criação do Conselho Nacional de Relações do Trabalho) e 303 (REFIS – Pessoa Jurídica) e a criação do INDAPEC – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, bem como outros assuntos de interesse da categoria.
FAEC acompanha serviços de vistoria do INCRA

Por determinação legal, A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC deverá acompanhar todas as vistorias procedidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA nas propriedades rurais para levantamento de dados para fins de desapropiação para reforma agrária. O INCRA estará executando esse trabalho, no período de 08 a 29 do mês em curso, nos imóveis rurais denominados Fazenda Santa Úrsula e Golfos, no município de Madalena, de propriedade dos Senhores Antônio Enilton Bezerra do Nascimento e Antonio Cirino Nogueira, com áreas de 1.080,2 ha e 2.025 ha, respectivamente; Fazenda Gerim, em Canindé, pertencente a Agropecuária R STUDART LTDA, com 1.695 ha; Fazenda Mulungu/Tigre, em Caucaia, do Senhor Valderilo Saldanha Fontenele e Fazenda Picos de Cima, em Santa Quitéria, de Maria Luiza Rodrigues Ponte, com 1.452,9 ha. Foi designado o técnico, Engenheiro Agrônomo Antonio Furtado Macedo para, representando a FAEC, acompanhar os trabalhos de vistoria.
Diretoria da FAEC participa da Conferência da Fruticultura Irrigada

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, José Ramos Torres de Melo Filho, acompanhado do 1º Vice-Presidente, Flávio Viriato de Saboya Neto esteve presente nos dias 18 e 19 do corrente mês, na Conferência da Fruticultura Irrigada – CONFRUTI, em busca do Futuro, realizada no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe-CE. O evento foi uma promoção da FAEC, EMBRAPA, SECITECE, SEBRAE, IBRAF e UNIVALE, tendo como objetivos buscar subsídios para reorientação dos Programas e Projetos de PD&T para as atividades econômicas que proporcionem maior retorno econômico e social. A importante Conferência cumpriu, durante dois dias, uma vasta programação técnica voltada para o desenvolvimento da fruticultura. Na ocasião o Dr. Torres de Melo fez um pronunciamento em que destacou os objetivos do evento, notadamente no que tange a sua importância no setor de exportação da fruticultura.

O Sindicato Rural de Aracati comemora seu primeiro ano de funcionamento

O Sindicato Rural de Aracati comemorou, dia oito (8) do corrente mês, um ano de atividades, tendo à sua frente o empresário rural e empreendedor Normando da Silva Soares. Nesse primeiro ano, constata-se, a garra que sua Diretoria tem demonstrado para tornar a entidade reconhecida no município de sua atuação, como defensora dos direitos e deveres do produtor rural. As festividades foram comemoradas com trabalho, para isto a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, através do Departamento Sindical, na pessoa da Senhora Maria Nilza Luna Lucas preparou, juntamente com o Sindicato, o I Encontro dos Contadores da Região com o Sistema Sindical Rural, numa parceria com o Conselho Regional de Contabilidade – CRC, daquela região, na pessoa da Drª Lúcia de Fátima Sena. No evento foram proferidas duas palestras intituladas – “Imposto Territorial Rural” e “Previdência Social para o Produtor Rural – Obrigações/Direitos e Benefícios”, pelos técnicos desta Federação, Lázaro Moura Martins e Jucileide Nogueira, respectivamente. Vale ressaltar a presença dos Diretores do CRC de Fortaleza, que foram prestigiar e abrilhantar os debates apresentados. Parabéns, portanto, ao Presidente Normando, o Sistema Sindical reconhece o seu esforço na busca de tornar atuante o agronegócio do município de Aracati.

Diretoria e equipe técnica da FAEC prestigiam as comemorações dos 20 anos de Madalena

A Diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, nas pessoas de seu Presidente, José Ramos Torres de Melo Filho e do Vice-Presidente Carlos Bezerra Filho, e sua equipe técnica, composta pelos profissionais Jorge José Prado Gondim de Oliveira e Paula Regina Barros de Lima, integrantes do Projeto APRISCO, além da Chefe do Departamento Sindical, Maria Nilza Luna Lucas, estiveram presentes, no dia 11 do mês em curso, nas comemorações do 20º aniversário da emancipação política do município de Madalena, a convite do seu Prefeito Municipal, Antonio Wilson de Pinho, ex-Vice-Presidente da FAEC. Ao evento compareceram várias autoridades da região destacando-se os Presidentes dos Sindicatos Rurais de Quixeramobim, representado pelo seu Vice-Presidente, Dário Cid Viana de Assis; de Ibaretama, Carlos Bezerra Filho; de Boa Viagem, Francisco de Assis Lima e de Canindé, José Lopes Viana Neto, além do Secretário Municipal de Agricultura de Pedra Branca, Hélio Chaves Bastos e seus assessores.

« Voltar «